A análise de balanço consiste em avaliar a evolução, despesas e receitas de uma empresa, ou seja, ela é essencial pois mostra a situação em que a empresa se encontra. Separamos aqui algumas das principais análises, que você deve conhecer e aplicar.
- Índices de Liquidez
Os índices de liquidez são indicadores financeiros de análise de crédito, que revela quanto a empresa possui de recursos para quitar com todas suas obrigações. Dentro dos índices de liquidez, temos:
Índice de liquidez corrente: este índice mede a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. Ele é um dos indicadores mais conhecidos para se analisar a capacidade de pagamento de uma companhia.
Índice de liquidez imediata: este índice está bastante sujeito a passar por variações, já que os valores disponíveis são os mais fáceis de se movimentar.
- Liquidez geral
Esta liquidez é um indicador utilizado para medir a capacidade que a empresa tem de acatar com suas obrigações de curto e longo prazo, que inclui no cálculo os direitos e obrigações a frente de 12 meses, como vendas parceladas, aplicações de longo prazo e empréstimos a pagar.
- Índices financeiros
Retorno sobre o investimento: o ROI é um dos mais consagrados indicadores financeiros, ele tem o objetivo de traçar uma relação entre os ganhos gerados pelo investimento e o montante total investido.
Retorno sobre o patrimônio líquido: o ROE visa medir a taxa de retorno promovida pelo investimento de captação direta dos acionistas, sendo assim, este indicador evidenciará para o investidor quanto a empresa gerou de retorno em face ao que ela captou.
- Indicador de custo
O custo médio ponderado do capital representa a média ponderada entre o custo dos capitais próprios e os de terceiros. O cálculo desta equação é a chamada WACC, do inglês Weighted Average Capital Cost.
- Ebitda
A sigla EBITDA significa Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Ela tem a utilidade de demonstrar a geração operacional de caixa da empresa no período analisado.